sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PELE SECA - MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA !!!

Hoje uma amiga me sugeriu escrever um post para quem tem a pele seca. Então fui à caça de dicas para melhorar o ressecamento, a descamação e aquela sensação de pele repuxando que costuma incomodar quem tem esse tipo de pele.
Vamos começar explicando que a superfície da pele é protegida naturalmente por uma camada finíssima de água e óleo, chamada de manto hidrolipídico. A exposição ao vento, calor, frio, umidade e poluição danifica essa camada, ressecando e tornando a pele áspera. Quanto mais seca for a pele, maiores serão os efeitos dessa agressão.
Os hidratantes mais modernos contêm vitaminas A, C e E, que combatem os radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento da pele. Sem esquecer, obviamente, do filtro solar para proteger o rosto dos efeitos do sol no dia-a-dia.
Existem estudos que compararam a quantidade de água presente na pele seca e na pele oleosa e concluíram que não existem diferenças significativas entre as duas. Assim, água externa demais (como ficar imersa em uma banheira ou no chuveiro por longas horas) pode até piorar o quadro, já que isso afetaria a matriz extracelular da pele (o conteúdo que fica entre as células e que as mantêm saudáveis e íntegras), prejudicando o seu funcionamento. De fato é essa diminuição ou alteração na matriz extracelular que deixa a pele com a aparência ressecada, levando à perda de água. Assim, para prevenir o ressecamento da pele devemos focar nossos esforços em evitar que essa matriz extracelular sofra, bem como fortalecê-la.

- O primeiro passo para evitar danos a pele é evitar substâncias irritantes presentes nos sabonetes e outros produtos para pele. Entre os principais agentes irritantes estão o álcool, menta, cânfora, fragrâncias, entre outros que você saiba que cause irritação à sua pele.

- A exposição constante a ambientes secos, com condicionadores de ar, aquecedores ou a regiões mais secas também pioram a aparência da pele. Já que algumas situações são inevitáveis, considere a idéia de colocar um daqueles umidificadores no quarto e verá que fará uma boa diferença na sua pele.

- A exposição ao sol (sempre ela!) também é uma das maiores vilãs para o ressecamento da pele. A exposição ao sol danifica a camada externa da pele e faz com que a camada nova já nasça doente. O sol também destrói a matriz extracelular. Isso vale não só para a praia como para o dia a dia mesmo, então tenha você pele seca ou oleosa, não pode esquecer o filtro solar.

- Promover a renovação celular também ajuda a manter a pele saudável e melhorar a sua aparência. A pele seca vai se acumulando em camadas dando aquela aparência enrugada e endurecida. Um produto esfoliante com pH neutro formulado com ácido glicólico, láctico ou mesmo salicílico ajuda a estimular a renovação da pele de forma saudável. Esses produtos costumam ser indicados para quem tem a pele oleosa, mas nada impede que sejam usados também por quem tem a pele seca, já que a esfoliação é bom para as duas. Para quem tem a pele oleosa ajuda a limpar os poros e evitar os cravos, para quem tem a pele seca evita o acúmulo de camadas e mais camadas de células mortas.

Para melhorar o aspecto da pele seca:

- Use protetor solar para pele seca diariamente, faça chuva ou faça sol.

- Procure beber, diariamente, dois litros de água para ajudar a manter sua pele saudável.

- Use e abuse de hidratantes que contenham agentes antioxidantes, antiinflamatórios e que retenham a água na pele.

- Se a sua pele for muito seca mesmo, use também produtos a base de óleo.

- Antes de usar o hidratante, enxague o rosto com soro fisiológico 0,9% ou água termal isotônica.

- Aplique e reaplique o hidratante, nunca é demais. Assim que você começar a sentir a sua pele repuxando, aplique o hidratante novamente. As mãos são uma parte do corpo que costumam ressecar bastante (mesmo em quem tem pele oleosa), então não se esqueça de aplicar o hidratante nas mãos após lavá-las (melhor mesmo é deixá-lo dentro da sua bolsa, para não esquecer).

- Evite sabão em barra, é melhor usar loções de limpeza, se o sabonete dá a sensação de repuxamento, não use. Também não esfolie demais a pele, esfregar demais pode tirar a camada de óleo protetora e ressecar a pele, portanto a esfoliação deve ser delicada e feita somente uma vez por semana.

- Não fique muito tempo na água, em excesso ela destrói a matriz extracelular e resseca a pele. Portanto dê preferência a banhos curtos, mornos e com pouco sabonete.

- Repito: compre um umidificador de ambiente, eles não são muito caros, duram bastante e fazem uma grande diferença na sensação e aparência da pele.

- Se você for usar um produto à base de óleo, o melhor momento é passar logo após sair do banho e se secar com a tolha, deixando a pele levemente úmida. Os melhores óleos são os puros (azeite-extra virgem funciona muito bem), evite os que contêm fragrâncias muito fortes.

- Não se esqueça dos lábios. Essa região costuma ressecar mais porque não tem uma camada de gordura sob a pele. Use um hidratante labial dia e noite, ajudará muito a ter lábios hidratados e macios.

- Se mesmo depois de tudo isso algumas regiões continuarem ressecadas (as mais tinhosas costumam ser os pés, mãos, cotovelos e joelhos), considere fazer um tratamento de choque: após passar o hidratante, passe o óleo e enrole a região com um filme plástico (aqueles de cozinha mesmo) e deixe na pele por cerca de uma hora, funciona super bem.

Alguns produtos sugeridos:

ADCOS Gradual Complex Dermo Revit FPS 15 – Pele Mista a Seca.
Dermodescontrátil, preenchedor e estimulante da renovação celular. Reduz rugas e linhas de expressão.

Clinique antienvelhecimento e hidratante FPS 15 - Para peles tensas, sensíveis e muito ressecadas. Possui um complexo de agentes prolongadores da juventude e um hidratante leve para ser usado durante o dia.
A L´Oréal lançou uma linha completa da UV Perfect. Inicialmente era um hidratante que protegia a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, poluição, ar condicionado e estresse. Mas a linha cresceu e possui quatro novos produtos, há um específico para a pele oleosa, outro para normal a seca e ainda outro com um toque de cor, todos com FPS 30. E a grande novidade é  um produto específico para mãos, braços e ombros.
Cetaphil Moisturizing Lotion é um hidratante poderoso, mas de textura fluida para o corpo. A Cetaphil possui linhas de produtos para todos os tipos de pele.

 Loção de Limpeza líquida, muito suave e recomendada para peles sensíveis ou secas.

  
Avon Condicionador Labial Renew com FPS 15, fórmula com Retinol e Colágeno: reduz linhas finas e rugas e realça o volume dos lábios. Imediatamente aumenta a hidratação e melhora o ressecamento dos lábios.
Natura, Óleo Esfoliante Andiroba Ekos. Para ser aplicado no corpo durante do banho.


Fonte: Bulle de Beauté

Um comentário:

  1. Alessandra,
    Achei fantastica a "aula que você deu para as pessoas que, como eu, têm a pele seca. Vou adquirir alguns dos produtos sugeridos. O baton eu adquiri quando vc indicou em um post anterior.
    Beijos
    Marilia

    ResponderExcluir