quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A ROSA BRIGOU COM O CRAVO !!!

Meninas, quem de nós nunca brigou com aqueles cravinhos irritantes que teimam em aparecer na nossa cútis, por mais cremes, limpezas, tônicos, máscaras, esfoliantes e outras coisinhas mais que usamos no rosto. Tentando nos ajudar nessa batalha difícil, achei um post maravilhoso no "Blog Bulle de Beauté" e trouxe na íntegra para vocês. Aproveitem a leitura, pois é reveladora:

"Eles são tinhosos! Muitas vezes uma pessoa inicia seu tratamento para acne, ele vai muito bem, acaba com as espinhas, com a inflamação, com a vermelhidão. Mas tem uma coisa que continua lá: os tais pontinhos pretos, docemente chamados de cravos. Os cravos estão para a pele com acne assim como os últimos dois quilos estão para as dietas de emagrecimento: são os mais difíceis de sumirem! Eles são persistentes, mas nós seremos mais!

Mas afinal o que são os cravos ???

Os cravos são feios, mas são inofensivos. Eles nada mais são do que sebo e células mortas oxidados. Hã? É o seguinte: a nossa pele produz óleo, quando a quantidade dele é normal, o óleo sobe até a superfície do poro e forma uma cama invisível de proteção na superfície da pele. Quando uma quantidade acima do normal de óleo é produzida (seja por causa genética, seja hormonal) e se une as células da pele forma-se uma mistura que fica retida dentro do poro. Essa mistura fica exposta acima da superfície da pele. Com isso, a parte que fica exposta ao ar se oxida e fica preta (é o mesmo fenômeno que ocorre com a parte de uma maçã descascada que entra em contato com o ar). Então o cravo é basicamente isso: óleo mais células de pele morta, sendo que a parte preta é aquela que entrou em contato com o oxigênio.

O que contribui para formar os cravos ???

Tudo o que ajuda a encher os poros é um passo para a formação dos cravos. Exemplos: dormir com maquiagem, não limpar a pele adequadamente, usar produtos oleosos ou que obstruem os poros estão entre os erros mais comuns.

Como acabar com eles então ???

Além de evitar os produtos considerados comedogênicos, ou seja, que obstruem os poros e incentivam a formação de cravos, também existem alguns cuidados que você pode tomar:

1- Evite sabonetes em barra e troque por um sabonete líquido. Os ingredientes que mantém o sabão em forma de barra costumam obstruir os poros, além do que a irritação causada por esse tipo de sabonete faz com que as células da pele sejam retiradas antes do tempo e se acumulem nos poros. A boa notícia é que hoje em dia a maior parte dos sabonetes líquidos à venda são suaves e não causam esse tipo de irritação.

Algumas boas opções de sabonete líquido são:

- Effaclar Gel 60ml - La Roche-Posay – Limpeza diária da pele oleosa e com tendência à acne.

- Sabonete Gel Equilibrante - Acne Solution - Adcos.

- Normaderm Gel de Limpeza Profunda 200ml - Vichy – Superfície irregular e poros obstruídos.

- Sabonete Líquido Acne Wash Oil-Free Anti-Acne 200ml - Neutrogena.

- Epidac Sabonete Líquido 60g - Mantecorp.

- Gel de Limpeza - Acne Solution - Adcos.


2- Use esfoliantes. Eles ajudam tanto a remover o excesso de células que ficam na superfície da pele (assim
elas não ajudam a entupir os poros) como também esfoliam dentro do poro (melhorando o fluxo de óleo através dele). Tenham em mente que o poro em si é alinhado com a pele, portanto as células mortas podem enchê-lo criando um formato mais estreito que impede o fluxo natural do óleo para a superfície.
O exagero (remover uma quantidade excessiva de células) pode machucar a pele. A esfoliação é importante para eliminar os cravos tanto em pele seca quanto oleosa (sim quem tem pele seca também pode ter cravos…). Quem tiver a pele mais seca pode preferir um esfoliante com uma base mais hidratante, enquanto as que têm pele oleosa devem dar preferência por produtos mais adstringentes. As sortudas com pele normal podem escolher aquele que preferirem.

Procure optar por um produto que contenha em sua composição entre 1 e 2% de ácido salicílico. Esse ingrediente tem a capacidade de penetrar nos poros e esfoliar por dentro, limpando as células e ajudando a restaurar o fluxo normal de óleo para a superfície. O ácido salicílico também tem propriedades anti-inflamatórias ajudando assim a reduzir a vermelhidão e antibactericidas o que impede a transformação dos cravos nas temidas espinhas.

Se a sua pele for muito sensível ao ácido salicílico ou se você tem alergia ao produto pode trocar por um a base de ácido glicólico, mas a penetração dele é menos eficiente. Um outro tratamento a ser considerado para os casos de cravos mais números são peelings a base de ácido salicílico feitos por dermatologistas. Eles podem ser uma excelente ajuda ao tratamento realizado em casa. O intervalo indicado entre os peelings desse tipo costuma ser entre 4 e 6 semanas.

Algumas boas opções de esfoliantes para quem tem pele mista e oleosa:

- Normaderm Gel Scrub 125ml - Vichy.

- Esfoliante Rapid Clear 100g - Neutrogena.

- Epidac Gel Esfoliante 30g – Mantecorp.

- Esfoliante Anti-Cravos – Clean e Clear.

- Solução Esfoliante - Adcos (a base de ácido salicílico).


3- Você pode usar máscaras para a redução da oleosidade (não escolha entre as que  contém ingredientes irritantes como menta, hortelã, cânfora ou outro ingrediente que é colocado apenas para dar uma sensação refrescante mas que acaba danificando a pele).

Produtos indicados apenas para quem tem a pele oleosa:

- Deep Action Folhas Anti-Brilho, 50 folhas - Clean e Clear.

- Purederm Oil Blotting Facial Tissue, 60 leços de papel.

- Máscara em Gel Anti-Cravos Rapid Clear 50g - Neutrogena.

- Loção Secativa Incolor - Acne Solution - Adcos (efeito matificante).


4- Ácido retinóico como a tretinoína pode ter um papel importante no combate aos cravos. O medicamento é um derivado da vitamina A que ajuda a pele a funcionar normalmente e melhora o formato do poro, facilitando o fluxo de óleo. Vários estudos comprovam o benefício tanto da tretinoína no combate aos pontos pretos e na melhora da função dos poros, portanto esses produtos devem ser seriamente considerados no tratamento do problema. Como são medicamentos, eles precisam ser prescritos por um médico."

Fonte: bulledebeaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário