segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DESVENDANDO O ÁCIDO HIALURÔNICO !!!

A nossa pele, quando jovem, é caracteristicamente lisa e elástica. Ela contém muito ácido hialurônico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade a quantidade de ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e a elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento das rugas, uma vez que suas funções são: preencher os espaços entre as células e ser responsável pela fixação da água na pele, daí sua importância vital para a saúde. Também é um dos componentes da matriz extracelular da pele, ou seja, faz parte dos ingredientes que ficam entre as células da pele e que ajudam a mantê-la firme, de forma semelhante ao colágeno.
O ácido hialurônico é um dos ingredientes amplamente utilizado pelos dermatologistas nos procedimentos de preenchimento facial, quando é injetado na pele com o objetivo de cobrir falhas, aumentar lábios e bochechas, entre outras aplicações.
Quando aplicado diretamente na pele, como dermocosmético, o ácido hialurônico é um ótimo hidratante, além de existir estudos de que o ácido melhora e acelera a cicatrização, especialmente em queimaduras.
Até a maturidade, a quantia produzida pelo organismo é suficiente, mas a partir disso torna-se insuficiente e a conseqüência é que a pele perde água e começa a murchar. É quando normalmente ocorre o aparecimento de rugas. Com a perda de elementos naturais, como o ácido hialurônico, a pele perde a capacidade de manter a estrutura e a elasticidade, propiciando o aparecimento das rugas.
Acredita-se que a diminuição dos níveis do ácido seja a principal causa do ressecamento da pele durante o envelhecimento. Portanto, a suplementação do ácido hialurônico na superfície da pele, através da formação de um filme artificial, pode manter a condição de hidratação natural.
O ácido hialurônico é indicado como princípio hidratante e antienvelhecimento. Pode ser incorporado a cremes e loções de tratamento com concentrações de 1,0 a 10%.
É importante salientar que, os produtos vendidos com o ácido hialurônico na sua composição, nem de longe podem ser comparados aos tratamentos injetáveis feito pelos dermatologistas.
Levando em consideração que milhões de pessoas jamais suportariam um procedimento invasivo, o ácido hialurônico parece ser o ingrediente da vez da indústria de dermocosméticos e são mais interessantes para quem tem a pele seca.
Com o uso contínuo e prolongado (isso quer dizer meses), podemos esperar desses produtos:


Sugestão de alguns produtos com ácido hialurônico na fórmula:
AVON - Renew Clinical Derma-Full X3
Flavo-C- Cream - Auriga

Protetor Solar Anthelios AE - Gel Creme FPS 30




Linha completa Nivea Visage com cremes diurno e noturno, creme para a área dos olhos e tônico facial.

Redermic XL - La Roche Posay
Eluage Gel Concentrado - Avene

Eyliplex-2 - Good Skin Labs

Fonte: Fragmento extraído do curso de Estética Facial – Cosméticos antienvelhecimento do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário