sexta-feira, 6 de julho de 2012

DIÁRIO DE UMA PELE !!!!

Confesso que na adolescência eu era uma rata de praia e já cometi várias vezes o erro imperdoável de tomar muito sol sem proteção. Meu passado me condena e pago por essas loucuras da adolescência até hoje (já está mais que comprovado cientificamente que nossa pele tem uma memória incrível e se lembrará, lá pelos 30 anos, daquele super bronzeado descascado e com bolhas que você tomou com 15 anos).
-
Junte uma adolescente com herança genética européia: polonesa / italiana + uma acne grave que me acompanhou por muitos anos + sardas escurecidas + envelhecimento precoce com linhas e rugas de expressão + cicatrizes e manchas que a acne e o sol sem proteção deixaram. Resultado: depressão, vergonha, implicância dos colegas, vontade de me esconder do mundo, muita dor provocada pelas espinhas inflamadas, cravos negros, poros dilatados, baixíssima auto estima, etc...
-
Meu comportamento era o mesmo de quase toda a adolescente com problemas de pele: jogar o cabelo sobre o rosto contribuindo para o aumento da oleosidade da pele, usar camadas e camadas de base para tentar esconder as espinhas, os cravos e as cicatrizes da acne e claro, futucar, espremer e apertar as espinhas e os cravos. Essas atitudes somente pioravam meus problemas de pele: o excesso de maquiagem usada para camuflar a acne alimentava as bactérias que provocavam as horríveis espinhas e como toda essa maquiagem não era retirada/limpa corretamente e profundamente da pele, obstruía os poros abertos, surgindo novas espinhas e novos cravos, formando um ciclo desastroso e sem fim.
-
Colocar as mãos no rosto já é uma agressão, pois nossas mãos, normalmente, estão sujas e cheias de bactérias. Lembre-se agora daquele dia que você espremeu com mãos, unhas e dentes aquela espinha ou cravo e no outro dia amanheceu com uma pústula enorme no rosto (pústula = espinha inflamada e com pus). É bem provável que você tenha ficado com uma manchinha avermelhada / escura ou uma cicatriz no local.
-
Quando comecei a trabalhar e a ganhar meu próprio dinheiro resolvi, literalmente, apagar esse passado da minha vida. Passei por várias dermatologistas, esteticistas, fazia todos os tratamentos e usava todos os produtos que prometiam melhorar a aparência da minha pele, desde os caseiros até os cremes importados mais caros.
-
Com o passar dos anos, depois de muitos tratamentos (que nem sempre funcionavam), cremes (manipulados, nacionais e internacionais), injeções doloridas, peeling´s dos mais diversos ativos e profundidades (superficiais, médios e profundos), eu ainda continuava insatisfeita com a aparência da minha pele.
-
Cansada de ser cobaia de profissionais, digamos, não muito profissionais e que, às vezes, não sabiam o que fazer com meus problemas de pele, tomei uma decisão que mudou minha vida. Decidi em 2008, morando no Rio de Janeiro, fazer o Curso de Estética Facial para aprender eu mesma a cuidar da minha pele. De tanto ler, estudar, testar, errar e acertar fui descobrindo o que funcionava melhor para mim.
-
Minha pele já estava bem melhor, mas eu queria a utopia da pele perfeita, tipo comercial de dermocosmético. Foi aí que, no ano de 2009, decidi fazer o mega, ultra, profundo e agressivo PEELING DE FENOL (conto essa minha incrível e dolorida experiência em outro post).
-
Depois do peeling de fenol, considerei que minha pele estava “razoável” e, para continuar “razoável” tenho que seguir uma rotina de cuidados que funciona muito bem para mim. Muitas pessoas me perguntam o que eu fiz para ter ficado com uma pele tão bonita depois de todos os problemas que enfrentei. É uma pergunta difícil de responder, pois o que funcionou para mim, pode não funcionar nem para minha própria irmã, por exemplo.
-
Decidi transformar minha paixão pela estética facial em profissão quando me via interessada, lendo ou assistindo todo o tipo de reportagem sobre o assunto. Gosto de estudar sobre os mais diversos problemas de pele e os tratamentos mais indicados. Sempre que possível experimento os dermocosméticos lançados e dou minha opinião no meu blog. O fator decisivo para atuar profissionalmente como esteticista facial foi o fato de gostar de cuidar da pele dos meus pacientes como se fosse cuidar da minha própria pele.
-
Sempre digo que a pessoa que realmente quer tratar da pele, precisa assumir um compromisso, primeiramente com ela mesma, pois a esteticista + tratamentos adequado estarão lá disponíveis: é só marcar a sessão e seguir as orientações corretamente. Eu assumi esse compromisso comigo mesma há anos e, a cada dia, sigo meus tratamentos, na busca da pele perfeita.
-
Abaixo algumas dicas simples que sigo no dia a dia e já dão um up na pele, mas nada substitui a avaliação e o tratamento com uma profissional, seja dermatologista ou uma esteticista facial.

-

-
O RITUAL BÁSICO
-
Já faz algum tempo que uso como sabonete de limpeza o SABONETE GLICO-ATIVO DA LINHA NEODERM COMPLEX DA ADCOS. Pela manhã aplico o produto diretamente no rosto e faço movimentos circulares com as mãos por no mínimo um minuto, depois enxáguo com água fria ou gelada, seco bem a pele e, se vou ficar em casa, aplico o BLOQUEADOR SOLAR FPS 55 NA FORMA DE GEL CREME DA ADCOS.
-
DICAS DA ALE: quando preciso sair e usar maquiagem, tenho um segredinho que funciona muito bem para mim. Como uso a BASE FACE&BODY da MAC que é muito fluida, à base de água e não possui fator de proteção solar, faço uma “pastinha” do dorso da mão usando: uma gota gordinha do Bloqueador Solar da Adcos + umas três gotinhas da Base Face&Body, misturo até ficar com uma boa textura e com uma cor que ficará natural na minha pele. Aplico com um pincel de base no rosto, pescoço e colo. Quando estou mais inspirada, incluo na “pastinha” um pouco de PRIME (estou usando um em gel da MARY KAY) e um pouco do ILUMINADOR HIGH BEAM da marca BENEFIT. Depois vem o restante da maquiagem: lápis de olho e rímel, que normalmente uso à prova d’água, sombra, blush e batom (make basiquinha, né meninas ?!?).
-
OBSERVAÇÃO: para reforçar o protetor solar durante o dia, uso o PÓ COMPACTO FPS 30 NA TONALIDADE TRANSLÚCIDO DA ADCOS.
-
No momento de tirar a maquiagem, minha limpeza de pele é mais completa e profunda. Primeiramente lavo o rosto com o SHAMPOO JOHNSON´S BABY “CHEGA DE LÁGRIMAS”, passo especialmente nos olhos, pois ajuda a tirar a maquiagem à prova d’água e não arde os olhos. Depois pego umas duas gazes, pingo algumas gotas do Sabonete Glico Ativo e faço movimentos circulares por todo o rosto, pescoço e colo até sentir a pele bem limpinha. Com esse “ritual” estou limpando profundamente a pele, estimulando a renovação celular, iluminando e melhorando o viço.
-
Nós próximos post´s falarei do peeling e da máscara que uso uma vez por semana, tudo da ADCOS.
-
Beijos,
-
Alessandra

2 comentários:

  1. Ale, voce é incível !!! Como é bom ver uma pessoa tão apaixonada pelo que faz.

    Bjs,

    Lorena

    ResponderExcluir
  2. Amiga, além de ser administradora, maquiadora e esteticista, você também poderia virar escritora ou jornalista. Adoro seus post´s.

    Beijos, Adriano

    ResponderExcluir